Os sistemas de visão permitem assegurar novas possibilidades de garantia de qualidade que antes eram impossíveis de implementar, e oferece aos fabricantes uma vantagem competitiva. A DCM Sistemes é uma empresa envolvida no projeto e fabrico de luzes led para aplicação industrial nos sistemas de visão. Numa aplicação de visão artificial, a seleção de um iluminador de excelente qualidade e o tipo de iluminação mais indicada para a respetiva aplicação, é um dos principais fatores que influenciam a repetibilidade e robustez de uma inspeção em visão artificial.

A DCM Sistemes dispõe de uma gama bastante abrangente de iluminadores para visão artificial, com funcionalidade de Strobe, Powered, Contínuo ou com a tecnologia da marca iBlueDrive.

Os iluminadores com a tecnologia iBlueDrive dispõe de um micro-controlador de strobe, que também podem ser programados para funcionar no modo contínuo, o que facilita a sua aplicação. No modo strobe, este tipo de iluminadores podem funcionar com potências até 4x superiores à potência nominal. Os dispositivos com a tecnologia iBlueDrive2 têm a função adicional de Bulk Trigger, o que permite a obtenção de várias imagens com apenas um trigger, útil em Fotometria e em aplicações de formas, entre outras.

Iluminação Radial

A iluminação radial chega à câmara no perímetro axial, o que reduz sombras, atenua texturas e minimiza a influência de arranhões, poeiras ou imperfeições que podem estar no objeto durante a captura.

ALB

ALD

ALS

ALU

AUB

SAR

Iluminação Darkfield

Iluminação de alta intensidade que incide com o objeto com um ângulo pequeno, obtendo-se superfícies com fissuras ou elevações, que interferem com a trajetória de luz, resultando em áreas brilhantes.

ALW

DKL

Iluminação Backlight

Neste tipo de iluminação, a luz entra diretamente na câmara, permitindo obter uma superfície branca uniforme. Qualquer objeto colocado entre a câmara e o iluminador produz um efeito de sombra na câmara, com uma forma preta num fundo branco, obtendo-se um contraste máximo.

BKC

BKL

BKM

BKN

Iluminação DOM

O efeito obtido quando um objeto é iluminado com iluminação difusa multi direcional, eliminando sombras e reflexos, sobressaindo texturas e diminui a influência de raios e poeiras, obtendo-se curvaturas do objeto.

DOL

DOM

DTL

Iluminação Bright Field

O efeito de campo brilhante é obtido quando a iluminação contacta, com um ângulo pequeno, com a superfície do objeto a ser inspecionado. A câmara é colocada no mesmo ângulo do iluminador, para capturar a imagem refletida no objeto a inspecionar. Caso haja alguma imperfeição no objeto, sobressai um ponto preto na imagem adquirida pela câmara, uma vez que as imperfeições produzem uma variação no ângulo formado pela incidência da luz.

BKL

BKM

Iluminação Projetores Led

Projetados para serem colocados em qualquer posição, independente o eixo da câmara, estes iluminadores permitem obter diferentes sombras projetadas, dependendo da peça a inspecionar. A incidência do ângulo de iluminação em função do ângulo da superfície determinará os destaques das superfícies. Caso sejam aplicados num ângulo pequeno, a iluminação produz sombras nas reentrâncias das peças. Caso sejam aplicadas a 90º, as sombras serão visíveis apenas nas reentrâncias visíveis.

PLA

PLC

PLD

PLU

PRA

PRC

PRD

PRF

PRH

PRK

PRL

PRY

Iluminação Axial

Na iluminação axial, a luz é projetada no mesmo eixo da câmara, pelo que as sombras são projetadas verticalmente e não é percetível para a lente. Em superfícies brilhantes, caso não se utilizasse este tipo de iluminação, a câmara pode captar a própria lente em vez de realçar a peça.

SAC

SAL

SAR

SAX

Formulário de preenchimento para descarregar ficheiros

[contact-form-7 404 "Not Found"]