As ferramentas de visão de Deep Learning da cognex permitem resolver aplicações que, com sistemas de visão tradicionais, são bastante difíceis de resolver ou requerem bastante tempo de implementação para obter resultados rápidos, precisos e consistentes. As ferramentas disponíveis no VisionPro Deep Learning e plataforma In-Sight, utiliza algoritmos para resolver localização de peças, verificação de montagens, deteção de defeitos, classificação e aplicações de leitura de OCR.

 

Blue Read

 

A ferramenta de Blue Read é utilizada em linhas de manufatura, embalamento e logistica para ler caracteres deformados ou com marcação fraca. Os algoritmos tradicionais de OCR são indicados para textos bem marcados com grande contraste com o fundo. No entanto, podem ser de difícil leitura caracteres gravados em peça (marcados por puncionamento ou laser) ou enviesados ou com fundos que podem confundir a sua leitura. Esta ferramenta tem um conjunto de fontes alfa-numéricas pré-treinadas, o que permite reduzir o tempo de implementação de algumas soluções de leitura.

 

Red Analyze

 

A ferramenta Red Analyze é utilizada para identificar defeitos em peças ou superfícies complexas. Através de um conjunto de amostragem de imagens boas e imagens más com identificação dos defeitos, esta ferramenta de Deep Learning aprende a variação normal de peças. Esta ferramenta dispõe de 2 modos de funcionamento distintos, o modo Supervised e o modo Unsupervised. No modo Supervised são indicados nas imagens de amostra, os defeitos existentes, o sistema aprende estes defeitos e no processo de produção normal, caso apareçam defeitos com um padrão similar aos treinados, são encontrados. No modo Unsupervised as imagens apenas são classificadas como boas ou más e o sistema aprende as condições normais e identifica áreas nas imagens de inspeção que desviem desta aparência normal. A ferramenta de Red Analyze reduz dramasticamente o tempo de inspeção e de desenvolvimento e permite solucionar aplicações com defeitos variados e não repetitivos, que são difíceis de serem programados ou encontrados com visão tradicional.

 

Green Classify

 
Classificação de objetos
Classificação de defeitos

A ferramenta de Green Classify é um classificador robusto que permite distinguir diferentes tipos de produtos, objetos recursos ou imagens de inspeção. Através da aprendizagem de um conjunto de imagens recolhidas e classificadas, esta ferramenta identifica e categoriza produtos em classes através das suas características comuns, como a cor, textura, materiais, embalagem ou tipo de defeitos. A ferramenta de Green Classify, em conjunto com a ferramenta de Red Analyze, permite determinar se foi detetado um defeito verdadeiro ou se se trata de uma variação aceitável da peça. Caso seja encontrado um defeito, esta ferramenta pode também ser utilizada para determinar o tipo de defeito, como per exemplo, manchas, arranhões, elementos partidos, soldaduras não-conforme, etc.

 

Blue Locate

 

A ferramenta Blue Locate é utilizado em processos de fabrico para descobrir objetos e recursos complexos, num determinado campo de visão. Com esta ferramenta é possível detetar recursos em fundos confusos, ambientes pouco iluminados, peças com pouco contaste e peças com variação de tamanho ou forma. Esta ferramenta também é utilizada para verificação de montagens automáticas, uma vez que pode ser treinada para descobrir vários componentes, mesmo que apareçam em diferentes ângulos ou variem de forma.

 

Vídeos

Ferramenta Red Analyze
Ferramenta Blue Read
Ferramenta Green Classify
Ferramenta Blue Locate

Documentação

 

Deep Learning para automação

Deep Learning vs Visão Artificial Tradicional

 
 

Guia de Aplicação de Sistemas de Deep Learning (EN)

Sistemas de Visão

 
 

Guia Sistemas de Visão

 

Formulário de preenchimento para descarregar ficheiros

[contact-form-7 404 "Not Found"]