A segurança é a prioridade número um

Em lugares onde substâncias inflamáveis são produzidas, processadas, transportadas ou armazenadas a segurança é extremamente importante – especialmente nas indústrias química, petroquímica, produção de óleo e gás natural e em minas.

Com o objetivo de fornecer o maior nível de segurança intrínseca, foram desenvolvidas normas e legislações que regulamentam riscos em zonas classificadas atex.

A segurança dos dispositivos Atex Zona 1 / DIV 1

Causa de uma explosão

Para que haja uma explosão são necessários apenas três elementos: Combustível (gás ou poeiras), Oxigénio (O2) e uma Fonte de Ignição (ex.: faísca elétrica, superfície quente, curto-circuito, …).

O risco de uma explosão é baseado na probabilidade da mistura de um combustível com o oxigénio.

A gama de dispositivo e equipamentos de segurança intrínseca da Pepperl+Fuchs asseguram que uma potencial fonte de ignição seja prevenida ou extinta. Consequentemente, o risco de explosão é completamente eliminado.

A área de responsabilidade é estendida a:

– Estipulação das áreas explosivas (zonas)

– Compilação de um documento de proteção atex

– Realizações medidas organizacionais e técnicas para proteção atex

– Implementação de verificações – Utilização de produtos em zonas Ex que cumpra a diretiva 2014/34/EU

Divisão de zonas de acordo com a norma IEC

A Comissão Internacional Eletrotécnica ou IEC (www.iec.ch) é uma organização de regulamentação internacional do setor eletrotécnico e eletrónico, sediada em Genebra.

Esquema de Zonas ATEX, segundo a norma IEC

Este organismo definiu as áreas de explosão abaixo.

Áreas relativas a explosão de gás

Zona 0

Área em que uma atmosfera explosiva com uma mistura de ar e substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor ou nevoeiro está presente, continuamente ou ao longo do tempo.

Zona 1

Área onde deve ser assumido que uma atmosfera explosiva com uma mistura de ar e substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor ou nevoeiro surge numa operação normal.

Zona 2

Área onde deve ser assumido que uma atmosfera explosiva com uma mistura de ar e substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor ou nevoeiro surge raramente ou num curto espaço temporal, numa operação normal.

Áreas com poeiras inflamáveis

Zona 20

Área em que existe uma atmosfera explosiva na forma de uma nuvem inflamável de poeiras em contacto com o ar, constantemente ou com bastante frequência.

Zona 21

Área em que existe uma atmosfera explosiva na forma de uma nuvem inflamável de poeiras em contacto com o ar, ocasionalmente ou ocorre num processo de operação normal.

Zona 22

Área em que existe uma atmosfera explosiva na forma de uma nuvem inflamável de poeiras em contacto com o ar, ocasionalmente num processo de operação normal e, caso acontece, num curto espaço.

Divisões de acordo com o sistema Norte-americano

O sistema Norte-americano apenas considera duas possibilidades de provável ocorrência de misturas explosivas Combustível/Oxigénio:

Divisão 1

Uma mistura de um gás inflamável, poeira ou vapor ocorre permanentemente ou ocasionalmente. É uma compilação das Zonas 1 e 0.

Divisão 2

Uma mistura ocorre raramente ou num curto espaço de tempo. O mesmo que a Zona 2.

Produtos relacionados

Pode ler o artigo original aqui.