Em automação, os sensores fotoelétricos permitem uma deteção rápida e sem contacto. Existe uma grande variedade de sensores fotoelétricos, que variam de acordo com o princípio de funcionamento ou tipo, como por exemplo, fotocélulas emissor-recetor, fotocélulas de reflexão no espelho, fotocélulas de reflexão no objeto, fibras óticas, etc.

Sensores emissor-recetor

Neste tipo de sensores, o emissor e o recetor são alinhados de forma oposta um com o outro. A vantagem é que a luz atinge o recetor diretamente ao longo da distância de deteção e pode ser obtida um ganho com elevada precisão, permitindo a deteção de praticamente qualquer objeto. O ângulo de incidência, a característica de superfície ou a cor do objeto são características que não influenciam o funcionamento robusto do sensor.

Gama de sensores emissor-recetor

Sensores refletivos

O emissor e recetor são colocados na mesma carcaça, o que permite uma rápida e fácil instalação, uma vez que basta a posição de um refletor simples no lado oposto ao sensor e alinhar. As versões standard são fornecidas com filtro polarizado, o que permite obter uma deteção precisa, mesmo em objetos refletores ou transparentes, ao longo da distância de deteção.

Gama de sensores refletivos

Sensores difusos

Os sensores difusos permitem uma instalação bastante simples, uma vez que é necessário instalar apenas um dispositivo, não existindo a necessidade de aplicar um refletor. Estes sensores operam para deteção de objetos pequenos em distâncias de deteção curtas. As versões com supressão de fundo, permitem a deteção dentro de uma área especifica do sensor (regulável), uma vez que o sensor ignora a deteção de objetos fora desta janela, o que os torna bastante precisos para deteção de objetos sem intervenção do fundo.

Gama de sensores difusos

Sensores com tecnologia de Medição Multi Core

Os sensores com tecnologia de Medição Multi Core são fornecidos com a tecnologia Multi Pixel Technology (MPT) desenvolvida pela Pepperl+Fuchs, que permite múltiplos modos de operação e definir diferentes pontos de deteção num sensor de triangulação. Estes sensores sensores podem ser configurados como supressão de fundo, avaliação de fundo ou no modo de operação de janela (window operation mode). Adicionalmente, estes sensores são equipados com a interface IO-Link, que permite aos utilizadores integrarem-nos em aplicações versáteis.

Gama de sensores com Tecnologia de Medição Multicore

Fibras óticas

Os sensores de fibra ótica e cabos são a solução perfeita para aplicações onde a montagem direta de sensores não é possível, devido a restrição de espaço, temperaturas extremas, etc. As fibras óticas de feixe pequeno são a solução ideal para deteção de objetos finos.

Gama de fibras óticas

Sensores de forquilha

Com um tempo de resposta rápido, estes sensores são a solução ideal, por exemplo, para detetar objetos de pequena dimensão ou detetar objetos que oscilam durante um movimento num tapete transportador. Os sensores de forquilha tipo barreira (Slot grid sensors) permitem tarefas de contagem e monitorização, como detetar objetos não guiados.

Gama de sensores de forquilha

Sensores de contraste e cor

Na automação de processos de embalamento ou de impressão, uma deteção fiável de marcação impressa ou com cores é importante para coordenação de vários passos de processo. Os sensores fotoelétricos de contaste são projetados para este tipo de tarefas.

Sensores de contraste e cor

Barreiras fotoelétricas

As barreiras fotoelétricas são a solução ideal para aplicações onde é necessário monitorizar grandes áreas e são mais fáceis de instalar, montar e alinhar em detrimento de vários sensores fotoelétricos individuais. Estas barreiras barreiras podem ser aplicadas para controlar largura e altura do perfil de paletes ou objetos para manipulação, deteção da posição de objetos, controlar sobreposições em transportador largos e monitorizar portas de elevadores.

Gama de barreiras fotoelétricas

Sensores de medição de distância

Os sensores de medição de distância utilizam a tecnologia de triangulação laser para medir distâncias ou determinar a posição de objetos. Toda a gama de sensores desde a série VDM ou Pulse Ranging Technology (PRT) dispõe de faixas de medição elevadas e alta precisão. Os sensores PRT utilizam pulsos de luz de alta intensidade, o que permite obter um elevado grau de confiança, mesmo em condições ambiente extremas ou expostas à luz ambiente ou poeiras.

Gama de sensores de medição de distância

Transmissão ótica de dados

Os dispositivos para transmissão ótica de dados são projetados para estabelecer comunicação sem fios para distâncias até 300m, como por exemplo, em armazéns automáticos, AGV’s ou transportadores aéreos. Existe uma vasta gama de modelos com diferentes alcances e taxas de transferência.

Gama de dispositivos para transmissão ótica de dados

Sensores especiais

A Pepperl+Fuchs desenvolveu alguns sensores para aplicações especificas que não abrangiam a gama de sensores standard, o que permitiu oferecer novas possibilidades para a deteção ótica.

Gama de sensores especiais

Sensores fotoelétricos de segurança

A proteção de pessoas é extremamente importante em automação de processos, prevenindo acidente de trabalho. A Pepperl+Fuchs dispõe de uma vasta gama de sistemas fotoelétricos de segurança.

Gama de sensores fotoelétricos de segurança

Sensores para controlo de entradas ou acessos

Sistemas de elevadores, portas automáticas, portões barreiras ou escadas automáticas estão presentes no nosso dia-a-dia, sendo necessário aplicar sensores para que possam abrir de forma automática, detetar objetos, etc.

Gama de sensores para controlo de entradas ou acessos

Acessórios para sensores fotoelétricos

Existe uma basta gama de acessórios para complementar a linha de produtos de sensores fotoelétricos, como por exemplo, cabos de fibras óticas, suportes para montagem e espelhos refletores.

Gama de acessórios para sensores fotoelétricos