Definição de RFID

O RFID é baseado na identificação de frequências rádio, uma vez que utiliza ondas rádio eletromagnéticas através do ar para identificar objetos ou pessoas automaticamente.

Tipicamente, pode ser armazenado num microchip, o número de série ou outro tipo de informação relativa a um produto ou objeto (“identificador”). Este chip é anexado a uma antena que possibilita a transferência da informação de identificação necessária para o dispositivo de leitura. A combinação da antena e do chip é denominada de tag de RFID ou RFID transponder.

Cabeças de Leitura de RFID da Pepperl+Fuchs

Os dispositivos de leitura assentam em blocos funcionais e lógicos para determinar as rotinas de comunicação para a troca de informação entre estes dispositivos de leitura e as tags. Os leitores criam um campo energético que ativa as tags.

Embora haja tags com baterias, o tipo de tags de RFID mais utilizadas são as passivas, que evitam períodos de manutenção. Em função do tipo de tag de RFID, varia a capacidade de armazenamento de dados.

Com a utilização de interfaces especiais, é possível a comunicação entre um sistema de RFID com um PLC ou outro sistema de IT.

Aplicações da tecnologia de RFID

A tecnologia RFID é bastante versátil. As aplicações mais comuns são portagens de veículos e sistemas Speedpass, controlo de acessos ou sistemas de controlo. Os sistemas de controlo tem uma vasta gama de aplicações, em diferentes indústrias, em que as empresas dispõem de inúmeros sistemas de identificação ao longo das suas linhas de produção. Quando existe fornecimentos de peças entre diferentes fornecedores, é necessário um sistema de identificação

Existem várias indústrias a utilizar sistemas de RFID, tais como a automóvel, produtos eletrónicos, têxtil, construção ou alimentar – a tecnologia RFID está em todo o lado. Quando utilizada em controlo de acessos, o sistema de RFID pode aumentar a segurança dos trabalhadores e assegurar que apenas operários qualificados possam aceder e operar em certas áreas ou equipamentos.

Normas de RFID

Tal como quase todas as tecnologias de automação, a interligação é um aspeto importante na tecnologia RIFD, uma vez que o que se pretende é que os produtos interajam e comuniquem uns com os outros, mesmo que sejam de diferentes fabricantes. Por este motivo, existem diferentes normas que regulamentam um sistema de RFID. De uma forma genérica, um sistema de RFID deve cumprir os requisitos das seguintes organizações internacionais: EPCglobal, International Electrotechnical Commission (IEC), e International Standards Organization with its Joint Technical Committee (JTC 1).

Benefícios da tecnologia RFID

A tecnologia de RFID oferece uma série de benefícios. As tags de RFID podem ser utilizadas inúmeras vezes e, como são passivas, não requerem qualquer tipo de manutenção, permitindo que o investimento inicial seja rentabilizado. Quando um sistema de RFID é aplicado num processo, a tendência de erros manuais na inserção de dados torna-se uma coisa obsoleta, o que minimiza erros administrativos, melhor transparência e altos ganhos de eficiência.

Por exemplo, as cabeças de leitura de RFID UHF permitem a leitura de várias tags e simultâneo, o que permite uma maior eficiência de produção e acelerar balanços. Todo o processo logístico pode ser otimizado em termos de eficiência com a utilização de RFID e, também, a possibilidade de determinar a posição de materiais e controlo preciso do fluxo de materiais ao longo de qualquer processo.

Produtos relacionados

Pode ler o artigo original aqui.