Os sistemas modulares de Entradas/Saídas remotos permite transmitir dados de processos, quer de zonas seguras quer de zonas com perigo de explosão, como sensores (analógicos ou digitais) ou atuadores ao sistema de controlo através de uma interface de barramento. Devido à redução na ligação de sinais e respetiva cablagem, é possível economizar a instalação. Os sistemas de E/S remotos podem ser instalados em zonas classificadas e permite o controlo e monitorização dos sinais numa equipamento de controlo.
Podem ser ligados ao sistema de E/S remotas dispositivos com sinais de 4-20mA, tais como caudalímetros, posicionadores de válvulas, transdutores de pressão ou transmissores de temperatura assim como outro tipo de dispositivos como termopares, sondas de temperatura (RTDs), contactos mecânicos, alarmes visuais ou sonoros.
Estes dispositivos são compatíveis com comunicação Profibus DP, Profinet, Modbus RTU, Modbus TCP/IP e podem ser aplicados na Zona 1 ou Zona 2 com os módulos FB e LB, respetivamente.
Dispositivos FB (Zona 1)
Os módulos FB de E/S remotos podem ser aplicados em Zona 1, dentro de um armário/caixa protegida, permitindo sua aplicação próximo dos dispositivos de campo. Este sistema modular de condicionamento de sinal permite a interface entre os sinais e os sistemas de controlo localizados fora de uma zona Ex.
Gama de dispositivos FB (Zona 1)
Dispositivos LB (Zona 2)
Os módulos LB de E/S remotos podem ser aplicados em Zona w, dentro de um armário/caixa protegida, permitindo sua aplicação próximo dos dispositivos de campo. Este sistema modular de condicionamento de sinal permite a interface entre os sinais e o sisrema de controlo localizado fora de uma zona Ex.
Gama de dispositivos LB (Zona 2)