Existem poucas tecnologias de Automação industrial que sejam tão versáteis como o RFID. Compilamos exemplos de aplicações de RFID para que possa comparar e verificar se é possível aplicar no seu processo.

1. RFID melhora os sistemas Kanban
A manufatura moderna baseada no conceito Kanban simplifica as necessidades de produção, uma vez que as peças necessárias são carregadas automaticamente, com auxilio a pequenas e flexíveis unidades de montagem. Os cestos com peças são identificados automaticamente com a utilização de tags de RFID.
2. Controlo de acessos com RFID
No acesso a locais de produção, laboratórios com segurança, entrada de empresas e edifícios públicos, os direitos de acessos devem ser controlados. Com a tecnologia de RFID, o pessoal autorizado tem acesso, passando uma tag de RFID num leitor.
3. RFID permite um arrefecimento controlado de alimentos
Espaços modernos de armazenamento e refrigeração de alimentos utilizam grandes armazéns verticais. Tipicamente, estes armazéns requerem uma grande velocidade, alta cadência e sistemas de recuperação. As tagsm nesta aplicação, são anexadas nas caixas de transporte e armazenamento.
4. RFID como chave para controlo de acesso a máquinas
Máquinas complexas, caras e potencialmente perigosas devem ser operadas apenas por operários qualificados e autorizados. O sistema de RFID funciona como um “registo de acessos eletrónico”, utilizado para verificar os acessos anteriores aos equipamentos e verificar/registar parâmetros operacionais da máquina e identificação do respetivo operário.
5. Utilização de RFID numa linha de montagem automóvel final
A grande variedade de opcionais existentes num veículo moderno provoca um desafio adicional na indústria automóvel em a tecnologia de RFID pode ser utilizada. Os dados de produção relevantes podem ser acessíveis desde processos anteriores, como por exemplo, de fornecedores externos, que podem ser integrados na cadeia logística.
6. RFID otimiza a ordem de picking
Num armazém, a tecnologia RFID ajuda a rastreabilizar cada ordem de compra durante todo o processo de picking. O processo de expedição pode ser otimizado, combinando múltiplas ordens de compra do mesmo cliente, mesmo que uma nova ordem seja colocada just-in-time.
7. RFID permite rastreabilidade interna em fábricas de processamento alimentar
A segurança e rastreio de comida é um tópico em crescendo para produtores, fornecedores e consumidores finais. Em fábricas de processamento alimentar, os sistemas de RFID permitem recolher dados referentes ao produto, como o peso, tamanho ou fornecedor anterior em cada ponto do processo.
8. RFID permite maior precisão aos fabricantes de ferramentas de máquinas
Em sistemas CNC modernos e completamente automáticos, a tecnologia RFID permite assegurar que a correta ferramenta é utilizada no fabrico de uma determinada peça. A seleção exata da ferramenta correta é validada por uma tag de RFID que é permanentemente anexada na ferramenta.
9. RFID melhora o manuseamento de vestuário
Frequentemente, o vestuário é armazenado e transportado em cruzetas. Independentemente do tamanho da compra, os itens devem ser tratados automaticamente para que haja apenas uma expedição. Com a tecnologia RFID é possível evitar erros de expedição.
Produtos Relacionados
Pode ler o artigo original aqui.